sábado, 21 de abril de 2012




O futuro das vitrines e passarelas

Oficina de moda teen, em Ipanema, vira mania de meninas de 8 a 13 anos que sonham em desenhar coleções do mundo fashion



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/o-futuro-das-vitrines-passarelas-4707778#ixzz1sjRWIc9w
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 





RIO - Acompanhada até a porta pela babá espanhola, a graciosa Inês Munchenbach, de 8 anos, entra no ateliê com sua inseparável bolsinha vermelha fashion, estilo carteiro, que complementa o look despojado que está usando, blusa romântica e legging. Pasta debaixo do braço com suas criações mais recentes, a pequena moradora de Ipanema chega para a aula, da qual fazem parte outras 14 meninas, entre 8 e 13 anos, igualmente estilosas. A turma precoce e talentosa tem encontro marcado semanalmente, compromisso, aliás, do qual não abre mão. As pequenas fazem parte da oficina Estilista Teen, onde aprendem sobre tendências de moda, processos de customização de roupas e acessórios, criação de estamparias, cartela de cores, design de joias e, claro, a desenhar coleções.
Já Maria Júlia Coelho, de 13 anos, não se incomoda nem um pouco com o deslocamento, sempre engarrafado, entre a Barra da Tijuca, onde mora, e a oficina, em Ipanema. Ali, ela se atualiza e busca material para abastecer o blog que criou sobre moda, que virou referência entre as amigas. Maria Júlia posta dicas de tendências, o “look do dia” e muitas outras informações fashion. Em dois anos na oficina Estilista Teen, ela já desenhou inúmeras coleções. Sua mais recente missão (e das colegas de turma) foi criar um vestido de gala inspirado nos 80 anos do Mickey Mouse.
— Meu sonho é ser, no futuro, modelo ou estilista — conta Maria Júlia.
À frente da oficina está a estilista Flávia Pretti, que descobriu o filão, há cerca de sete anos. Ao perceber o encantamento das meninas pelo mundo da moda, achou que poderia criar um curso, com três anos de duração, que ensinasse noções básicas sobre o processo de criação de roupas e acessórios. Deu certo. Atualmente, são 70 alunas, entre 8 e 17 anos, nas 12 turmas abertas. Orgulhosa, Flávia conta que muitas das antigas alunas passaram a cursar faculdade de moda:
— É muito gratificante saber que as meninas saem daqui com boas noções sobre moda, que servem de base para ingressarem na faculdade e seguir esse caminho.
Em sala de aula, durante duas horas, as alunas consultam revistas de moda, desenham coleção e atualmente montam o layout para uma revista de moda que vão criar. As atividades são lúdicas também. Por ocasião do 80º aniversário do Mickey Mouse, cada uma das meninas criou um vestido de festa para “atravessar o tapete vermelho” em Hollywood. Outra tarefa divertida é aprender a customizar tênis, alpargatas e roupas.
Mas as turmas têm ainda atividades externas. Com a professora, elas visitam fábricas de lojas voltadas para o público teen, como Farm e Zimpy, onde conversam com estilistas. Na última visita, cada menina recebeu três cortes de malha de diferentes padronagens. De volta à sala de aula, elas tiveram uma tarefa: desenhar um look completo que usasse as três malhas.
O currículo do curso inclui ainda visitas a empresas que criam estamparias para que as alunas entendam o processo criativo, do desenho ao tingimento. Para ampliar o leque de conhecimentos, as turmas fazem um tour pela joalheria H. Stern, onde conversam com designers. Depois, as pequenas se arriscam na criação de coleções de joias em sala de aula.
— Após montarem o catálogo de joias, as meninas voltam à joalheria para mostrar os trabalhos aos designers. Elas ficam na maior expectativa — explica Flávia.
Precoce, mas tímida, Inês é uma das mais atentas da turma. Por gostar de desenhar, ela conta ter sido incentivada pela mãe a participar da oficina, onde está matriculada há seis meses. É capaz de abrir mão de atividades de lazer para participar das aulas. E recebe elogios da professora. Na semana passada, Inês se juntou à colega de sala Maria Fernanda Schneider, também de 8 anos, para criar o layout da capa da revista de moda que a turma vai lançar. Como gente grande, elas estavam absolutamente compenetradas.
Moradora do Leblon, Marcella Carlini de Oliveira, de 10 anos, é outra aluna dedicada. Em um ano e meio de oficina, a miniestilista já reúne um respeitável catálogo de coleções de roupas e joias. Apesar da beleza, Marcella não sonha em ser modelo. Seu sonho é criar moda.
— No meu curso de inglês tinha uma colega que já fazia a oficina de teen. Quando ela me contou, eu fiquei com muita vontade de fazer. Minha mãe deixou, e adoro as aulas — diz a mocinha, que termina uma coleção de roupas inspiradas numa cartela de cores.

"Curso Estilista Teen"
O primeiro curso de Estilismo para o público teen no Brasil!!
Venha fazer  parte dessa turma Fashion!!






Sandálias customizadas pelas alunas do Curso Estilista Teen!! Kisses fashion!



Matéria sobre o Curso Estilista Teen no Jornal O GLOBO,dia 22 de Abril de 2012.





Visita das Alunas do curso estilista Teen na fábrica da Marca ZIMPY...uma aula prática de modelagem, corte e confecção de peças...Muito obrigada pelo carinho de todos da Zimpy!!Kisses Fashion!!